Com a saúde não se brinca!

Com a saúde não se brinca!!!

Marcadores

Quantas pessoas nos visitaram

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exercícios Físicos

Exercícios Físicos são saudáveis em qualquer situação:


Você já deve estar ciente de que exercícios físicos, especialmente ao ar livre, são eficazes para vários aspectos da saúde humana. Eles ajudam na prevenção assim como no tratamento de uma série de doenças físicas e mentais. A atividade física realizada com regularidade é uma das principais bases para a manutenção da saúde em qualquer idade, junto à correta alimentação e ao estado emocional equilibrado.




Fazer exercícios físicos regulares estimula o metabolismo, melhora a irrigação sanguínea, renova a energia cerebral, retarda o envelhecimento físico e mental entre outros benefícios.

Por que a preocupação com o sedentarismo?

Na grande maioria dos países em desenvolvimento, grupo do qual faz parte o Brasil, mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível adequado de exercício físico. Esse problema fica mais claro quando levamos em conta os dados do censo de 2000, que mostram que 80% da população brasileira vive nas cidades.
Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência.
Em todo o mundo observa-se um aumento da obesidade, o que se relaciona pelo menos em parte à falta da prática de atividades físicas. É o famoso estilo de vida moderno, no qual a maior parte do tempo livre é passado assistindo televisão, usando computadores, jogando videogames, etc.



Atividade Física em crianças e jovens:

Nesses grupos, além de ser importante na aquisição de habilidades psicomotoras, a atividade física é importante para o desenvolvimento intelectual, favorecendo um melhor desempenho escolar e também melhor convívio social. A prática regular de exercícios pode funcionar como uma via de escape para a energia "extra normal" das crianças, ou seja, sua hiperatividade.

Publicação: Natália Ferreira Jacomini