Com a saúde não se brinca!

Com a saúde não se brinca!!!

Marcadores

Quantas pessoas nos visitaram

domingo, 4 de março de 2012


Dormi faz bem




Sono é parte importante do nosso organismo. Diz o ditado que uma noite de sono perdida nunca é recuperada. Durante o sono nosso organismo não descansa. Por exemplo, o hormônio do crescimento é liberado e a memória é consolidada em nosso cérebro enquanto dormimos.
Você dorme bem? Preencha o formulárioCom estes dois exemplos que citei o leitor já pode imaginar o quão importante é o sono para as crianças. Não é a toa que recém-nascidos dormem muito (cerca de 16 a 20 horas por dia) pois precisam do sono para o crescimento do cérebro. Crianças maiores também dormem bastante – em torno de 10 a 14 horas – inclusive na adolescência. A necessidade de sono tende a se estabilizar em torno de 8 horas/dia na idade adulta. Idosos dormem menos, cerca de 4 a 6 horas.
Além de interferir com o aprendizado, a privação de sono produz distúrbios de comportamento nas crianças. Estudos recentes revelam que o comportamento hiperativo está ligado um número menor de horas de sono.

Existe uma síndrome chamada Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção caracterizada por comportamento hiperativo e dificuldades com a memória recente. Atualmente vem sendo muito estudada e cada vez mais a sua ligação com distúrbios do sono vem se fortalecendo. Um estudo na Inglaterra observou que crianças menores de 8 anos que dormiam menos de 8 horas por noite apresentavam comportamento hiperativo e tinham menor aproveitamento escolar.

Este comportamento relacionado ao sono é preocupante pois torna-se hábito e a criança o carrega para a vida adulta. Os adultos, por sua vez, sofrem não apenas de déficit de memória (comportamento hiperativo é mais raro) mas também de hipertensão arterial (pressão alta), ansiedade, depressão, todas doenças atualmente também relacionadas a problemas com sono.

Aliás, sonolência diurna é um problema de saúde pública. Não existem estatísticas oficiais mas o número de acidentes de trânsito envolvendo principalmente caminhoneiros que dormem ao volante é enorme. Sabemos da rotina de trabalho destes profissionais que recebem por carga transportada e têm prazo de entrega curto. Aliás, isto acontece em todos os países que têm como meio de transporte de carga principal as rodovias e não ferrovias (o que evitaria tais acidentes além de melhorar a vida de todos nós).
Este pequeno artigo foi apenas para lembrar ao leitor da importância do sono. Imagino quantos de nós ficamos até tarde nos computadores ou permitimos que nossos filhos o façam. O estímulo visual tão comum em nossa era (computador, televisão, videogame) afugenta o sono, desperta o cérebro. Vamos valorizar mais esta função fisiológica tão importante quanto comer ou beber. Dormir faz bem. Para todo mundo.


postado por: Tayná Saboya
http://omedicoeopaciente.blogspot.com/2009/04/dormi-faz-bem.html